Na ultima sexta feira, dia 11 de abril, tivemos a honra de apresentar os resultados do Anuário Braztoa 2022, estudo realizado pela BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), cujas associadas representam estimados 90% das viagens de lazer comercializadas pela cadeia produtiva do Brasil, em parceria com a SPRINT Dados, empresa de consultoria especializada em análise de dados para o turismo.
O Anuário traça o contexto econômico nacional e internacional do segmento de viagens de lazer e do comportamento do turista, a partir de informações das operadoras associadas à entidade.
Enquanto os dados da Organização Mundial do Turismo, apontam para um aumento de 4%, nas viagens internacionais em 2021, chegando a 415 milhões de viagens internacionais e gerando entre U$ 700 - 900 bilhões de receita, e os dados da IATA, apontam para -29,5% de viagens domésticas em nível global em comparação a 2019, e uma queda de 24% na oferta de assentos (média global), os dados da Braztoa demonstram a resiliência dos operadores com resultados incríveis.
Em 2021, as operadoras BRAZTOA alcançaram R$ 7,1 bilhões em faturamento.
Uma recuperação de 77,3% em relação ao ano anterior, entretanto -44% abaixo de 2019 (15,1 bilhões). O turismo nacional representou um faturamento de R$ 5,8 bilhões (82,5%), já as vendas de viagens para o exterior – segmento que enfrentou diversas restrições durante o ano – atingiram a marca de R$ 1,3 bilhão (17,5%).
O volume de passageiros embarcados superou todos os valores já registrados pela associação, contabilizando 7,4 milhões de embarques. O que corresponde a um aumento de 124,6% em relação a 2020 (3,3 milhões de pessoas), e 14,2%, se comparado a 2019 (6,5 milhões de pessoas). Do total de passageiros embarcados, mais de 7,1 milhões foram para destinos dentro do Brasil (95,8%), e 48% a mais que em 2019. No panorama internacional o aumento foi de 4,2% com relação a 2020, o que equivale a pouco mais de 300 mil brasileiros viajando para fora do país em 2021.
Dentro do país, as atrações mais buscadas foram os resorts, as praias e o Natal Luz. Nos destinos, os mais buscados foram Salvador e Praia do Forte, seguidos por Natal, Gramado e São Paulo. Ainda, destaca-se foram vendidas mais de 2,3 milhões de diárias em meios de hospedagem brasileiros.
A atração internacional mais buscada foi a Disney, mesmo diante das restrições de viagens para os Estados Unidos, vigentes até novembro de 2021. As Pirâmides do Egito também chamaram a atenção do público e apareceram entre as mais adquiridas. Cancun foi a cidade mais vendida, com grande vantagem dos segundos colocados Cairo e Miami. Em 2021, foram comercializadas mais de 687 mil diárias para hospedagens internacionais.
Além dos dados de comercialização das operadoras, o anuário também apresenta a representatividade das empresas associadas à Braztoa, o perfil de comercialização das viagens, a maturidade digital e como a sustentabilidade vem sendo abordada pelas empresas.
Comentários